Dias 26, 27 e 28 de agosto haverá o primeiro curso de Agrofloresta realizado no bairro de Pinheiros em São Paulo, por Namastê Messerschmidt.

1o dia: Introdução aos Princípios da Agrofloresta

Aula teórica de explicação dos conceitos base da implantação e manejo de uma agrofloresta, essenciais para o planejamento e manutenção da produção, e troca de aprendizados com experiências práticas. Serão vistos os seguintes princípios durante as aulas do primeiro dia:

Estratos: ​como as plantas se comportam no espaço, considerando a quantidade e qualidade de luz que as plantas necessitam para se desenvolver com saúde.

Sucessão natural: como as plantas se comportam ao longo do tempo – quanto tempo elas demoram para atingir o seu ciclo completo de vida ou até alcançar a maturidade no seu estrato.

Cobertura do solo: a importância de manter um solo sempre coberto com matéria orgânica e como planejar um sistema para que ele se mantenha coberto.

Consórcios: como ​combinar as plantas em uma agrofloresta, e​xplicação e exemplificação de como fazer esta combinação.

2o dia: Planejamento de Plantio e Aula Prática

Os alunos receberão instruções de como planejar um consórcio de espécies em um sistema agroflorestal aplicando os princípios da agrofloresta – estratos, sucessão e cobertura de solo – tratados no dia anterior. Haverá um exercício prático de planejamento de um sistema, avaliando qual o objetivo do produtor em termos de quantidade e produtos a serem produzidos, considerando todas as variáveis da sua propriedade: clima, qualidade do solo, nivelamento do terreno, posicionamento com relação ao sol, etc. Após os planejamentos serem apresentados e discutidos iniciará a implantação da área, com: preparo de solo, cobertura do solo e plantio.

Preparo do Solo: Será explorado o tema de como fazer o preparo do solo adequado para as espécies a serem plantadas e a área a ser implantada. Entender quais as características do solo onde se implantará o sistema agroflorestal, entender como e quando necessita preparo e como usar o sistema agroflorestal para poder recuperá-lo ao longo do tempo.

Cobertura do Solo: ​Será explorado que tipo de cobertura é mais adequada para as espécies a serem plantadas (mais ou menos triturada), como obter a matéria orgânica para cobertura do solo no início do sistema e cobrir canteiros onde será implementada a agrofloresta.

Plantio: ​Implantação prática em campo do planejamento de plantio.

3o dia: Aula Prática, Sistematização e Encerramento

Continuação da implantação da área.

Manejo: Explicação teórica, demonstração e aplicação prática de técnicas de poda e manejo da área em suas diferentes fases.

Sistematização das práticas: ​Revisão e reforço do que foi praticado em campo – dinâmica em grupo.

Programação:

Dias 26, 27 e 28/08/2019 das 9h às 16h

Local:

Praça General Oliveira Álvares –
Jardim das Bandeiras, São Paulo – SP, 05436-110
A praça fica entre as ruas Abegoária e João Moura, pertinho do metrô vila madalena.

Investimento:

O valor do investimento é de R$ 100 para os dois dias de curso e o depósito deve ser realizado o mais brevemente possível para viabilizar a data.

Bradesco 
Agencia 2799-5
Conta POUPANÇA 1013586-9 
Aline Reis Cardoso Vieira 
CPF: 329.949.418-05

Informações importantes:

Quem tiver ferramentas: enxada, enxadão, rastelo, carrinho de mão, cadeira ou almofada, esteira para sentar, levem! 
Traga seu próprio copo e sua garrafinha de água, camiseta de manga comprida (ou protetor solar) e chapéu.

Organização

Este curso está sendo produzido pela artista e permacultura Aline Reis. Não tem fins de lucro. Sua única intenção é trazer a agrofloresta para a cidade e colaborar para o enverdejamento dos espaços públicos. Dúvidas? Trate diretamente com ela:

Aline Reis – 11-95602-3151

Pin It on Pinterest

Share This