Da Paz e renovável

Visita guiada ao Instituto Favela da Paz

DA PAZ E RENOVÁVEL

Visita guiada ao Instituto Favela da Paz inspira permacultores em seus estudos e práticas, e revela um lindo exemplo de vivência em comunidade.

TEXTO: colaborativo
FOTOS: F. Pepe Guimarães | F14 FOTOGRAFIA.com

———————————————–

Em uma manhã de sábado um grupo de pessoas se reúne no Largo da Batata ao redor de uma Kombi colorida. São seis adultos e uma criança que estão de saída para uma visita guiada ao Instituto Favela da Paz, no Jardim Ângela, Zona Sul de São Paulo.

O Instituto trabalha para o fortalecimento da comunidade, e faz isso através da arte, da cultura, e do uso de soluções para a auto-suficiência (em termos de água, alimento e energia). Sua visão é tornar-se um modelo replicável e um centro de educação para a autonomia e para a paz – tanto entre seres humanos, como entre seres humanos e o meio-ambiente.

Saindo do Largo da Batata, em Pinheiros, o caminho vai pela marginal do Rio Pinheiros, e passando ao lado de um rio tão poluído e cheio de lixo e esgoto não tratado, fica impossível não pensar criticamente no histórico e no modelo de desenvolvimento adotado na cidade, que até hoje baseia-se no sufocamento dos recursos naturais.

(continua) …

Comentários

comments

Posted in: