No mês de novembro de 2018 o coletivo Permacultores Urbanos foi contratado para o manejo da lagoa da Praça Victor Civita. Para cumprir a tarefa foram convocados 3 integrantes: Andrea Pesek, Vinicius Pereira e Léo Tannous.

Fizeram uma bela poda paisagística na lagoa, contendo o excesso de plantas aquáticas e oferecendo espelho d’água para a luz do sol. Toda a biomassa proveniente da poda foi utilizada na cobertura dos canteiros da horta da praça, pelos amigos do coletivo Pé de Feijão.

Foram introduzidas também novas espécies aquáticas como o “pinheirinho d’água”, a “alface d’água” e o papiros gigante. Foram também manejadas algumas espécies encontradas na própria praça, que agora também fazem parte da flora da lagoa.

A lagoa da Praça Victor Civita é o último estágio do sistema de saneamento ecológico do edifício, ou seja, todo o esgoto do prédio é tratado de forma responsável e neste último estágio a água já se encontra cristalina, sem cheiro e precisa receber então a luz do sol, para que os raios UV ajudem a terminar de eliminar os patógenos presentes na água tratada.

Os peixes, as plantas e toda a biodiversidade, assim como os contratantes, ficaram felizes. Felizes também estamos nós com mais uma lagoa manejada com amor e carinho pelos Permacultores Urbanos. Confira o vídeo!