Minhocário Doméstico

Aprenda a fazer seu próprio minhocário!

Um minhocário doméstico é um pequeno sistema de decomposição orgânica que utiliza as minhocas para transformar uma boa parte do lixo que sai da nossa cozinha em adubo nobre. A digestão das minhocas produz humus e chorume.

Você mesmo pode construir o seu minhocário utilizando o manual de instruções produzido pelos amigos da Morada da Floresta.

O minhocário produzido pelo grupo Permacultores Urbanos é feito com baldes reutilizados de padarias, pizzarias e outros restaurantes.

HUMUS

O húmus é considerado um dos adubos mais completos que existe; não tem cheiro (inodoro), é asséptica, rico em micronutrientes (ferro, boro, cobre, zinco, molibidênio, cloro) e macronutrientes (potássio, nitrogênio, fósforo), um excelente fertilizante para o solo, podendo ser usado diretamente na terra e também em vasos.

CHORUME

O líquido que sobra do trabalho de digestão das minhocas é o chorume. Rico biofertilizante natural, pode ser usado para a adubação foliar e rega das plantas, mas devido à alta concetração de nutrientes, é nescessário diluí-lo em 10 partes de água antes de borrifar as plantas. O chorume diluído não exala cheiro e também ajuda a espantar mosquitos.

Comentários

comments

Posted in: