MInhopet

Esta atividade consiste na construção de um mini minhocário com garrafa pet, a “casinha da minhoca”. Pode ser desenvolvida com crianças a partir de 4 anos, com grupos pequenos ou grandes, a depender da turma, e tem aproximadamente 1 hora de duração.

Na oficina, as crianças são introduzidas a conceitos de vermicompostagem, mostrando o resíduo orgânico sob uma perspectiva diferente, voltada ao potencial existente nele e utilizando-se de música como elemento fundamental para a fixação do conteúdo. Aborda também a reutilização do resíduo produzido na própria casa, desta forma comportando dimensões do tratamento do resíduo orgânico e reciclável seco.

Durante o desenrolar da atividade, buscamos desmistificar alguns paradigmas em busca de expansão dos horizontes, como por exemplo o nojo dos resíduos orgânicos e das minhocas. As crianças tem oportunidade de manejar as minhocas e estabelecer uma relação mais próxima com elas, levando-as pra casa e cuidando de cada uma como companheira.

 

Cauã Messinetti

Pai, graduando em Gestão Ambiental pela USP-Leste, Educador ambiental apaixonado por desenvolver atividades com crianças, permacultor especializado em Compostagem, trabalhou na Morada da Floresta como suporte das vermicomposteiras e coordenando o projeto Escolas Mais Orgânicas, também adora trabalhar com Abelhas sem Ferrão. Idealizador e colaborador do Coletivo Urbano e Rural de Reforma Alimentar, fez cursos de construção de cisternas, sobre a cultura do Bambu e Melipolicultura. Atualmente dedicado ao seu projeto Mato Alto desenvolvido junto com sua companheira.