Metodologia da Permacultura

A metodologia da Permacultura se trata do “desenho”(projeto) de princípios aplicados num sistema de relação de elementos. Quem são estes elementos? São todas as “coisas” que fazem parte de determinado ambiente, como no caso da galinha: galinha, árvore, terra, água, insetos, esterco… Ou de uma casa: pessoas, janela, parede, piso, quintal, sol, água…

E os princípios? Princípios são conexões entre elementos que podemos observar na natureza e trazer para a ação humana, muitos destes princípios já foram absorvidos pela cultura do homem, dai a importância de conhecer as comunidades tradicionais. Estas, há muito tempo vivem em harmonia com a natureza e dela conseguem extrair seus padrões que fizeram com que ao longo de Bilhões de anos esteja em PERMANÊNCIA.
Nós, podemos ser bons alunos aprendendo a construir a CULTURA da PERMANÊNCIA. Da união destas duas vem PERMACULTURA.
A partir desta ideia, podemos entender que esta metodologia trabalha com princípios aplicados, relocalizando elementos para que se torne mais vivo, ou energéticamente eficiente.

Para resumir, a permacultura é um sistema de desenho fundado em éticas e princípios que podem ser usados para estabelecer, desenhar, coordenar e melhorar todos os esforços feitos por indivíduos, lugares e comunidades que trabalham para um futuro sustentável.