Casa Autônoma

Energia do sol, água da chuva, gás da biomassa. Quem precisa de concessionárias?

Uma casa desconectada das concessionários em pleno centro urbano.

A Casa Autônoma é um novo conceito de residência: uma casa que aproveita a luz do sol para gerar energia elétrica, a água da chuva para abastecimento o ano todo, trata seu esgoto reaproveitando a água e gerando gás para a cozinha, em suma, uma casa que não depende de concessionárias.

O projeto da Casa Autônoma tem como objetivo reunir tecnologias num modelo de residência sustentável capaz de atender as necessidades dos seus habitantes exclusivamente com os recursos locais, ou seja, com água da chuva, com a energia do sol e com a biomassa (plantas) presentes no local.

Este conceito propicia liberdade de escolha aos moradores, que podem optar por viver desconectados das concessionárias, gerando auto-suficiência energética, hídrica e quem sabe até alimentícia.

A idéia é que o projeto se transforme numa tese de mestrado, levando a discussão para o meio acadêmico, depois transformá-lo num livro, para ajudar você a planejar a reforma ou construção da sua casa de forma eficiente no aproveitamento dos recursos locais.

Todo o processo de organização do projeto será feito de forma aberta e colaborativa, através de um blog aqui no nosso site. A idéia é compartilhar com o público cada passo dado, cada nova tecnologia descoberta, cada livro de referência, videos, textos, todo o material de pesquisa para a solidificação do conceito “Casa Autônoma”.

Fique a vontade para contribuir com o projeto com suas idéias, referências e também com o seu exemplo! Se você já possui iniciativas na sua casa na direção da autonomia, compartilhe sua experiência conosco e traga seu endereço para a rede de casas autônomas que apresentaremos também aqui.