Escola de Cisterna

Primeira turma da Escola de Cisterna

Primeira turma formada durante o projeto piloto da Escola de Cisterna

Movidos pela falta d’água em São Paulo, surge na Escola Estadual Professor Antonio Alves Cruz (zona Oeste de São Paulo), a idéia de criar a primeira Escola de Cisterna.

 

O coletivo Permacultores Urbanos é quem cuida da parte pedagógica do curso, que é dividido em dois módulos.

O módulo básico tem a duração de um dia (8 horas) e é dividido em duas partes: a introdução teórica trata dos seguintes assuntos:

  • Por que estamos em crise? Que crise é essa?
  • Dicas de economia e reúso da água doméstica.
  • Água da chuva: como captar e para que finalidades utilizar
  • A minicisterna: sistema de captação da água da chuva de baixo custo.
  • Cuidados no armazenamento e uso das águas da chuva.
  • Como evitar a proliferação de doenças de veiculação hídrica.

minicisterna-site

Na parte prática deste encontro é preparado o reservatório: fura-se a bombona, cortam-se os tubos e são feitas todas as conexões internas do sistema. Ao término do curso básico já é possível compreender todo o funcionamento da Minicisterna e como fazer uma instalação simples.

Para os interessados em trabalhar com captação de água da chuva, oferecemos o curso avançado. Este é 100% prático, e aprende-se a confeccionar duas peças fundamentais da Minicisterna: o filtro e o “descartador das primeiras águas“.

Os pré-requisitos para a inscrição no curso avançado são a participação no curso básico e o atestado de participação do minicurso online de captação de água da chuva oferecido pelo programa Acessa São Paulo.

A Escola de Cisterna oferece cursos aos sábados  na E.E. Prof. Antonio Alves Cruz e oferece 30 vagas por turma. Para se inscrever basta preencher o formulário de inscrições.

A tecnologia da Minicisterna foi desenvolvida pelo mestre Edison Urbano, fundador do Sempre Sustentável, plataforma através da qual desenvolve e divulga tecnologias de baixo custo criadas afim de colaborar com o uso racional das fontes de energia naturais disponíveis no nosso planeta.