Quem Somos?

O coletivo Permacultores Urbanos nasce motivado a participar ativamente da transformação da nossa sociedade. Nosso objetivo é colaborarmos com o atual processo de transição entre a cultura de consumo desenfreado e a cultura da permanência, de forma sustentável, colaborativa, verde e feliz.

Para cumprir com nossa missão oferecemos cursos e serviços.

Como nos organizamos?

Cada curso ou serviço oferecido em nosso site é de responsabilidade exclusiva do seu professor/facilitador. Ou seja, nosso portal funciona como um grande divulgador de iniciativas individuais ou de grupos previamente estabelecidos e aqui reunidos, todos esses conhecimentos se potencializam.

Serviços

O grupo oferece soluções para captação de água da chuva (cisternas ou mini-cisternas), filtragem da água, desenho de sistemas para reúso automático das águas da chuva, máquina de lavar e demais águas cinzas da casa, compostagem domiciliar (minhocário), criação e manutenção de hortas e jardins verticais etc.

O que é Permacultura?

A permacultura é um método holístico para planejar, atualizar e manter sistemas de escala humana (jardins, residências, vilas, escolas, comunidades) ambientalmente sustentáveis,  socialmente justos e financeiramente viáveis.

Simplificando o conceito, um permacultor procura aproveitar da melhor maneira possível os recursos disponíveis, sejam recursos naturais como a água ou a irradiação solar, ou reutilizando materiais produzidos pelo homem como garrafas PET, pneus usados, enfim, dar vida ao lixo. 

Como tornar a minha casa sustentável ou ecológica?

Solicite uma visita técnica e receba um dos permacultores na sua casa para o desenvolvimento conjunto de um projeto para a sua residência, escola, comunidade ou comércio, afim de melhor aproveitar os recursos naturais e demais recursos disponíveis poupando recursos financeiros (economia nas contas de água, luz, compra de hortaliças etc) em prol de uma vida mais saudável para você, sua família e comunidade.

Durante a visita técnica é realizada uma estimativa de potencial de captação pluvial dos telhados, de utlização dos recursos solares e hídricos, geração de adubo orgânico (compostagem), possíveis áreas de plantio horizontal ou vertical (nas paredes) e através de uma boa conversa serão apontados possíveis caminhos de transformação do ambiente num espaço sustentável, saudável e economicamente viável.

ATIVIDADES

  • ÁGUA

    • Captação da água da chuva
    • Instalação de filtros biológicos
    • Geração de Hidrogênio e seus divesos usos
  • TERRA

    • Construção de jardins/hortas verticais
    • Cursos e Oficinas de pintura orgânica (tinta a base de terra)
    • Composteiras domésticas