Captação da água da chuva

Curso: como captar a água da chuva?

minicisterna-site

Através da metodologia desenvolvida no projeto Escola de Cisterna, o coletivo Permacultores Urbanos oferece cursos de captação de água da chuva para escolas, ONGs, igrejas, governos e sociedade civíl em geral.

A tecnologia apresentada é a da Minicisterna, uma solução econômica, simples, que ocupa pouco espaço, portanto ideal para a realidade dos grandes centros urbanos.

Os cursos podem ser oferecidos em diversos formatos:

1- Curso básico de captação de água da chuva

O módulo básico tem a duração de um dia (8 horas) e é dividido em duas partes: a introdução teórica trata dos seguintes assuntos:

  • Por que estamos em crise? Que crise é essa?
  • Dicas de economia e reúso da água doméstica.
  • Água da chuva: como captar e para que finalidades utilizar
  • Como preparar a superfície de captação (telhado e calhas)
  • Calculo do potencial de captação e escolha do reservatório ideal para a sua casa
  • A minicisterna: sistema de captação da água da chuva de baixo custo.
  • Cuidados no armazenamento e uso das águas da chuva.
  • Como evitar a proliferação de doenças de veiculação hídrica.

Na parte prática deste encontro é preparado o reservatório: fura-se a bombona, cortam-se os tubos e são feitas todas as conexões internas do sistema. Ao término do curso básico já é possível compreender todo o funcionamento da Minicisterna e como fazer uma instalação simples.

2- Curso avançado de captação de água da chuva (capacitação profissional)

Para os interessados em trabalhar com captação de água da chuva, ou simplesmente multiplicar a tecnologia em sua comunidade, oferecemos o curso avançado. Aprofundamos os conhecimentos sobre filtração e descarte das primeiras águas e depois vamos à prática: a confecção do filtro de folhas e o “descartador das primeiras águas“.

10646781_362060137315447_6948826790123397605_n

Com duração de 8 horas, o curso tem como  pré-requisitos para a inscrição no curso avançado são a participação no curso básico e o atestado de participação do minicurso online de captação de água da chuva desenvolvido por nós em parceria com a Escola do Futuro para o programa Acessa São Paulo, do governo do estado.

 

3- Oficina demonstrativa de captação de água da chuva

Rápida e dinâmica, a oficina de captação de água da chuva explica como funciona o sistema da Minicisterna e também traz um pouco de teoria sobre o nosso momento ambiental e como fazer para economizar água em casa e usar a chuva com segurança para as devidas finalidades.

Flexível, a duração da oficina pode variar de acordo com a necessidade da instituição que o recebe. Fazemos desde apresentações rápidas do sistema (30 minutos) até oficinas com 4 horas de duração, incluindo além da exposição teórica uma boa parte prática.

Para maiores informações sobre os cursos e orçamentos entre em contato conosco através do email permaculturaurbanasp@gmail.com

vinicius-pereiraVinícius Pereira
Educador, músico e permacultor. Formado em licenciatura em música pela Faculdade Santa Marcelina, lecionou em escolas públicas e particulares, na FEBEM, Fundação Casa, ONGs e praças públicas. Foi um dos fundadores do Movimento Elefantes (coletivo de big bands) e do Maracatu Bloco de Pedra. Atualmente dedica-se como contrabaixista e compositor ao grupo Araticum. Em 2015 formou-se em Design em Permacultura pelo coletivo PermaSampa e Casa da Cidade. É um dos integrantes do coletivo Permacultores Urbanos, onde é responsável pelo projeto Escola de Cisterna. Integra a Expedição Rio Doce Vivo.

Comentários

comments

Posted in: