Horta Escolar

Educação Ambiental é Interdisciplinar

A educação por meio da horta escolar é um rico instrumento, por onde diversos valores podem ser vivenciados diariamente, criando um espaço de integração com a natureza e entre nós mesmos.

Nossa equipe oferece formação de professores, atividades de horta para jovens e crianças e consultoria completa para implantação de hortas escolares!!

A possibilidade de desenvolver conteúdos curriculares de forma interdisciplinar na horta permite que professores e estudantes percebam não só a atuação integrada de várias áreas do saber, mas também perceber a teoria atuando na prática: da fotossíntese ocorrendo nas hortaliças, até as trocas químicas na composteira a horta escolar é um livro aberto.

A necessidade e o desafio de gerir uma pequena produção de alimentos é também uma oportunidade para exercitar decisões democráticas, respeito mútuo  e construir uma rotina cidadã. Além de tudo o aspecto terapêutico da horta favorece a harmonização das relações de qualquer grupo de convívio.

Fritjof Capra, em seu texto Alfabetização Ecológica: O desafio para a Educação do século 21, coloca: “Na horta, aprendemos os ciclos alimentares e integramos os ciclos naturais dos alimentos aos nossos ciclo de plantio, colheita, compostagem e reciclagem. Através desta prática, aprendemos ainda que a horta como um todo está inserida em sistemas maiores que também são redes vivas, com seus próprios ciclos. Os ciclos dos alimentos interagem com esses ciclos maiores – o ciclo da água, o ciclo das estações, e assim por diante – que são todos filamentos da rede planetária da vida”

lucas-ciolaLucas Ciolla
Educador Ambiental com dez anos de experiência em implantação de hortas comunitárias e oito anos de experiência em filtragem doméstica de águas cinzas. É linguista formado pela Universidade de São Paulo, especializado em línguas indígenas, tendo sua pesquisa voltada para a construção participativa de materiais didáticos sobre etnobotânica e etnogeografia para comunidades tradicionais.

Comentários

comments

Posted in: