Curso – Minicisterna Pedagógica

Neste curso, nossos pequenos aprendem como construir sua prórpia cisterna!

Montando o quebra-cabeça da minicisterna com as crianças na Escola Lumiar.

Montando o quebra-cabeça da minicisterna com as crianças na Escola Lumiar.

Afim de ajudar a sociedade a se adaptar a escassez de água, o coletivo Permacultores Urbanos oferece para escolas, ONGs, igrejas e demais instituições sociais interessadas a instalação pedagógica da minicisterna.

Diferente da instalação convencional, na instalação pedagógica todos põe a mão na massa. Antes da instalação é realizada uma roda de conversa com os jovens/comunidade sobre a água, sua importância para toda a vida na Terra, seu ciclo, acesso, uso e a partir de então discute-se quais as melhores maneiras para utilizá-la melhor, reutilizá-la e passar a tratá-la com o seu devido valor.

Instalação pedagógica de Minicisterna na Escola Faz Arte

Bate papo inicial com alunos e professores da escola Fazarte.

A segunda etapa do processo é prática: a instalação física de uma minicisterna na instituição. O evento pode acontecer durante um dia letivo com a participação de alunos, professores e demais funcionários ou durante o final de semana, aproveitando a oportunidade para compartilhar o conhecimento e prática com os pais e comunidade.

O processo pedagógico pode acontecer em um ou mais encontros. A convite da ONG Inmed, realizamos uma instalação pedagógica na Escola Estadual Professor Victor Oliva em um sábado, envolvendo os pais, alunos, professores e funcionários. Na Escola Lumiar, o processo levou quatro encontros e as crianças do F1 (entre 5 e 7 anos) participaram da instalação e pintura da minicisterna e depois da apresentação do sistema para as demais turmas da escola, repassando o conhecimento pesquisado e atuando desde pequenos como multiplicadores dos conceitos de sustentabilidade.

Instalação de Minicisterna na Escola Estadual Professor Victor Oliva, com a participação de pais, alunos e funcionários da escola

Instalação pedagógica de minicisterna na Escola Estadual Victor Oliva, com a participação de pais, alunos e funcionários.

O Permacultores Urbanos já realizou instalações pedagógicas em escolas públicas e particulares de São Paulo e percebe que tem como vocação a conscientizar essa geração que já cresce com hábitos novos e acha normal captar a água da chuva, tomar banho dentro de bacia e usar essa água para descarga, fechar a torneira para escovar os dentes e puxar a orelha de quem usa a mangueira para varrer o quintal.

Em parceria com o IBAB Jovem, realizou oficina de instalação de minicisterna na Igreja Batista da Água Branca e realizará uma oficina de construção de minicisternas afim de capacitar os jovens para instalações sociais.

Curso de instalação de cisterna na IBAB Jovem

Curso de instalação de cisterna na IBAB Jovem

Gostamos sempre de lembrar que a tecnologia da minicisterna foi criada e desenvolvida pelo mestre Edison Urbano, fundador do portal SempreSustentavel.com.br

Comentários

comments

Posted in: